Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Paraíba > Araruna > Parede de São José

Ampliar imagem Parede de São José
Vias da Parede de São José.
Fotodiagrama: André Ilha
Ampliar imagem Parede de São José
Vias da Parede de São José.
Fotodiagrama: André Ilha
Parede de São José
Cadastrada por: André Ilha, em 24-11-2021 às 18:48
Descrição: Bela parede de granito claro, situada imediatamente à direita da famosa Pedra da Macambira, popular destino de caminhada em Monte das Gameleiras e na qual há também algumas poucas vias de escalada. Aliás, a trilha normal para o cume da Pedra da Macambira passa a poucos metros da Parede de São José - que ganhou este nome por estar situada sobre o Assentamento São José.
A Parede de São José é repleta de fendas excepcionais para proteção móvel, quase todas já conquistadas, e na sua extremidade direita ela possui um pontãozinho destacado que foi batizado de Pontão do Seu Zé, onde também há ótimas vias com proteção móvel.
Todas as escaladas na Parede de São José e no Pontão do Seu Zé, apesar de serem quase inteiramente protegidas com friends e nuts de cabo, possuem um par de grampos no topo para parada/descida. No caso do Pontão do Seu Zé, uma única parada dupla bem localizada atende a todas as vias ali existentes.
Como chegar à base: Uma vez em Monte das Gameleiras, pegue a RN-269 em direção a Serra de São Bento e, após cerca de 1,5 km, dobre à direita em uma estrada que no início é calçada com paralelepípedos, mas logo depois vira estrada de terra. Siga por ela na direção sul por cerca de 4,5 km, evitando saídas à esquerda e à direita, até estar em frente à Pedra da Macambira (a Parede de São José fica à direita desta) e procure a casa do Sr. Manoel Maria, proprietário daquela terra, que fica na beira da própria estrada, e peça permissão para entrar para escalar.
Uma vez concedida a permissão, pegue a trilha normal para a Pedra da Macambira, que é bem aberta, até quase encostar na Parede de São José. Então a abandone e percorra a base da parede para a direita, sem trilha definida, até chegar à escalada pretendida.
Para pegar o início da trilha normal da Pedra da Macambira, entre por uma porteira situada algumas dezenas de metros à direita da casa do Sr. Manoel Maria e desça pela pastagem em frente, ligeiramente para a direita, até o início da caminhada, e daí em diante não há mais erro.
Coordenadas: -6.483839481490528,-35.77116664850071
Encontrou algo errado? Clique aqui